Estimular a produção literária nacional e aproximar as crianças e os jovens da literatura.
Não. A participação no concurso é gratuita.
Maiores de 18 anos residentes no Brasil, de qualquer nacionalidade.
Para brasileiros, o número de RG e CPF. Estrangeiros devem anexar uma cópia de qualquer documento com foto.
Até 31 de janeiro de 2021.
Sim. Nesse caso, um dos autores deve ser o responsável pela inscrição no site. O campo da biografia deve ser preenchido com os dados de todos os autores.
O pseudônimo é um nome fictício que garante o anonimato do candidato. Portanto, é importante que não faça referência ao nome real. “Anjo”, “Honey”, “Fada”, Vovô” e “Cacto” são alguns exemplos de pseudônimos já utilizados em concursos anteriores.
A coleção Barco a Vapor é dividida em séries, de acordo com a fluência leitora e faixa etária do público-alvo. Cada uma das séries é identificada por uma cor. O concurso elegerá apenas um vencedor dentre todas as séries.
Os autores podem inscrever no máximo dois originais e não precisam se preocupar em enquadrá-los em alguma série – isso será feito posteriormente pela editora.
Não. Após o preenchimento da ficha de inscrição não será possível alterá-la.
Sim, o cancelamento é possível desde que seja até a divulgação dos finalistas.
Não. O prêmio avalia apenas o texto das obras. Originais com ilustrações serão desclassificados.
Não, não há necessidade de cadastrar o original na Biblioteca Nacional.
Na barra superior do programa Word, na aba “Revisão”, há um botão chamado “Contar palavras”. Ao apertá-lo, você descobre a quantidade de caracteres do seu original. Você também encontra essa opção na barra inferior onde está escrito “Palavras”. Para o concurso, o número de caracteres que você deve levar em consideração é o “caracteres com espaços”.
No Word, selecione o texto todo e clique com o lado direito do mouse. Clique então em “Parágrafo” e em “Espaçamento entrelinhas” e selecione a opção “Duplo”.
Não. O original deve ser inscrito pelo site, de acordo com as especificações do regulamento.
Todos os trabalhos, desde que enquadrados nas especificações do Regulamento, serão submetidos à avaliação em duas fases. Na primeira fase, será constituído um júri para selecionar os originais finalistas. Os textos escolhidos serão então avaliados por outro júri, que indicará o original vencedor.
Os dois júris são compostos por escritores, professores, jornalistas e pessoas especializadas em diversas áreas da literatura e da crítica literária.
A lista com o nome dos finalistas será divulgada no site do Prêmio Barco a Vapor até o final de junho.
Escreva para barcoavapor@grupo-sm.com
Utilizamos cookies e outras tecnologias proprietárias e de terceiros para operar corretamente e com segurança o nosso site e personalizar o seu conteúdo. Nós também os usamos para analisar sua experiência de navegação e para adaptar a publicidade aos seus gostos e preferências. Política de cookies