A

Aos 25 anos, João Paulo Hergesel vence Prêmio Barco a Vapor de Literatura 2018

Com o livro Que Presepada!João Paulo Hergesel, de 25 anos, venceu o Prêmio Barco a Vapor de Literatura 2018. O anúncio foi feito pela Fundação SM nesta terça-feira, 17.

Prêmio Barco a Vapor 2018

Prêmio Barco a Vapor reconhece obras originais para jovens leitores

A história da vaca de presépio que sonhava em ser rena de Natal desbancou outros mais de mil originais para crianças e adolescentes. Juno trabalha todos os anos como atriz no presépio da fazenda. Sua vida pacata não é das piores, mas ela decide ir atrás de seu sonho e, para chegar ao Polo Norte e realizá-lo, além de voar, Juno precisará de paciência e determinação e da ajuda de alguns amigos – tudo isso sem se deixar desanimar pelas gozações e preconceitos.

Hergesel vai ganhar R$ 40 mil de adiantamento de direitos autorais e terá seu livro publicado pelas Edições SM em outubro, quando será realizada a cerimônia de premiação.

Paulista morador de Alumínio, o escritor faz doutorado em Comunicação na Universidade Anhembi Morumbi (UAM), é mestre em Comunicação e Cultura e licenciado em Letras pela Universidade de Sorocaba (Uniso). Autor de livros infantis e juvenis, João Paulo Hersegel já ganhou outros prêmios literários, entre os quais Desafio dos Escritores (Câmara dos Deputados), Cancioneiro Poético (Instituto Piaget Portugal), Concurso Monteiro Lobato de Contos Infantis (SESC-DF) e o Prêmio Ganymedes José de Literatura Infantil e Juvenil (União Brasileira dos Escritores).

Ele foi finalista do Prêmio Barco a Vapor ao lado de Alexandre Boide (Capitão Mimo), Vanessa Vascouto (A Árvore e a Nãna), Marco Túlio Costa (Marte Declara Paz), Gael Rodrigues (A Menina Que Engoliu um céu Estrelado), Andréa Pelagagi (Som de Azul), Elias Araújo (Diário de Brother) e Camila Tardelli da Silva (Mensagens para Moiara).

Em 2017, o vencedor foi Tadeu Sarmento, com O Cometa é um Sol Que Não Deu Certo, sobre refugiados.

Criado na Espanha em 1978, o Prêmio Barco a Vapor de Literatura chegou ao Brasil em 2005 e está em sua 14ª edição.

Via Cultura Estadão.

Utilizamos cookies e outras tecnologias proprietárias e de terceiros para operar corretamente e com segurança o nosso site e personalizar o seu conteúdo. Nós também os usamos para analisar sua experiência de navegação e para adaptar a publicidade aos seus gostos e preferências. Política de cookies

Configurar ou Rejeitar Aceitar todos